sexta-feira, 8 de junho de 2012

Tentando evoluir

Postado por MissHachi7 às 21:46
       Apesar de sempre pensar que não devo explicações sobre a minha vida pra ninguém, eu sempre digo "eu não devo justificativas pra você, mas...[insira aqui a justificativa]". Quero dizer, quão hipócrita é isso? Não devo satisfação para ninguém, e não devia me contradizer imediatamente após tentar deixar isso claro! Mas você e eu sabemos que eu sou do tipo que não aprende com os próprios erros (o que é deplorável, especialmente quando se está tentando estudar pra alguma prova resolvendo exercícios). Sabemos que assim que eu terminar de receber uma reprimenda do tipo "atenha-se às suas palavras", vou dizer alguma coisa que eu sei que não vou cumprir. 
      Como na viagem que fiz no começo do ano, para um retiro espiritual que me fez muito bem, e no último dia me despedi da Sônia, uma pessoa adorável que conheci no evento, ela me disse que a visitasse na cidade dela. Eu disse que iria. E a Gê, que foi minha mãe substituta durante todo o passeio, alertou-me: "Não prometa o que sabe que não vai cumprir.". 
       Parece uma lição muito óbvia, eu sei. Mas naquele momento, eu percebi num baque o quanto eu menti na minha vida. Mentiras "inocentes", mesmo, dessas que a gente conta num momento feliz demais ou triste demais, talvez sem perceber. É quase um reflexo, "vai lá me visitar", "vou sim". E pensando bem, não teria como eu cumprir isso. Não sabia nem onde ela morava! E a Gê me fez perceber isso. Eu sabia, de alguma forma, que não cumpriria aquilo, mas prometi mesmo assim. Isso me chocou, e eu reflito nessa questão até hoje. 
        Afinal, não significava que eu estava mentindo deliberadamente. Na hora em que eu respondi, eu tinha mesmo a intenção de visitá-la. E ainda assim, milissegundos depois, a intenção mudou. Isso muda o fato de ter sido uma mentira? O adágio popular diz que "de boas intenções o inferno está cheio", mas raramente os ditos populares têm qualquer aplicação prática. E no meu caso? 
          Minha vontade mesmo era de ir... E apesar disso, sinto-me culpada. Compreende o quanto é conflitante? Eu não sei qual o meu posicionamento oficial quanto à minha atitude. Se me fosse solicitado um veredito imediato, ele seria: eu estava errada. Eu devo mesmo prestar mais atenção ao que digo. Palavras são forças, não voltam depois de soltas. Pensar duas vezes, três, quarenta e nove vezes antes de falar o que quer que seja para quem quer que seja. É, esse é o veredito.
        Eu acho que esses pequenos puxões de orelha me acordam toda vez para algo que eu eu não percebi sozinha, e fico muito grata por poder, com eles, tentar pensar mais sobre mim mesma e analisar os meus [muitos, péssimos, arraigadíssimos, enormemente rotineiros] hábitos. E estamos aqui pra buscar crescer, certo?

4 comentários:

Monique Hovacker disse...

Amei. Sabe... Na verdade vc não disse: Eu prometo que vou! Foi só uma intenção... UHSUAHSUHAS *.*
Não, sério... Entendi o que vc quis dizer, e é algo a se pensar, mas vc já parou para pensar que ela também disse isso por impulso, talvez esperando o mesmo gesto de carinho da sua parte? Às vezes isso foi o mais importante pra ela, ver que vc se importou em responder sim, que aceitaria o convite com todo o carinho do mundo. Ou vc acha que ela estaria esperando uma resposta contrária? É mais ou menos como quando a gente está andando na rua, vê alguém e sorri... E a outra pessoa sorri de volta.

Hachiko disse...

Monique, é EXATAMENTE isso! Eu estou aliviada por finalmente encontrar em palavras o que senti! Obrigada por ter compreendido e explicado para mim! Você é um anjo.

Monique Hovacker disse...

Você que é! *.*
Às vezes a gente tem que dizer o que a outra pessoa quer ouvir, não só para agradar à ela, mas pq também precisamos dizer algo que nos faria bem, SE PUDESSE ACONTECER DE VERDADE! Hipóteses... A vida é cheia delas! ;D Ainda bem, né? xD

Hachiko disse...

Com certeza! Obrigada por contribuir com luz para minhas filosofias :D

Postar um comentário

 

Casa da Hachi Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review