terça-feira, 11 de junho de 2013

Dia dos namorados II - Possessiva

Postado por MissHachi7 às 14:00
"O amor não está na posse, está na apreciação." Osho

   Apesar de a experiência provar largamente que pouca gente [quase ninguém] aprecia possessividade exagerada, e apesar das muitas citações bonitinhas sobre o quanto devemos deixar as pessoas livres para que elas voltem se forem nossas, e apesar de toda essa besteira ter um apoio popular assustador, estou aqui pra representar quem não dá a mínima para essas teorias poliamoristas, esses papos de confiança ilimitada e rir de quem ainda compartilha essas coisas no Facebook. Mesmo que, com isso, eu esteja representando apenas a mim mesma.
    Um ano se passou e cá estamos nessa palhaçada de Dia dos Namorados de novo. Não é recalque, juro, até porque ano passado eu ainda não sabia como era ficar com alguém, e agora que eu sei, não é lá grande coisa. Data comercial, esse tipo de mimimi que todo mundo é obrigado a ouvir e ler esses dias. Então não quero falar sobre nada disso. Estou só mencionando pra não dizerem que não falei das flores.
   Minha treta hoje é só com esses protetores ferrenhos da cultura do "ciúme não". Afinal, se ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade", esse sentimento já está associado a algo no mínimo positivo, que é considerar o objeto do ciúme algo valioso. Daí pra obsessão é um passinho só, mas vamos logo correr para dentro da psicose. Gente possessiva não gosta menos, nem se importa mais: só é mais sensível aos estímulos externos.
   Honestamente, os sintomas são a pior parte. Nem tanto pelo ressentimento, mas pela comparação com a rival. Por mais que não haja traição, a menor possibilidade de alguém ser melhor do que você já aciona todo tipo de cadeia de pensamentos:

- você já visualiza a vadia roubando seu namorado, e o mala te dando o fora mais cruel do planeta;
- já planeja como evitaria isso, o que leva a sub-etapas:
         - mandar a vadia para outro plano outra cidade;
        - nunca mais voltar aonde vocês a conheceram;
       - literalmente amarrar o seu amor e impedir que ele consiga encontrá-la de novo.

   Mas falando sério, estava conversando com o Eduardo e a Nice semana passada e eles disseram umas coisas que me deixaram pensativa. Como estudantes de Psicologia, sempre têm assuntos que prendem a atenção, mas esse era edição de luxo: como funcionam reforços positivo e negativo num relacionamento. Eu não sei exatamente quais os termos, então vou ser bem primata pra explicar. Os ex-colegas que me perdoem as baboseiras [e corrijam-me!].
   Ataques de ciúme são reforços negativos, e se associados a reforços positivos vindos da "melhor-que-você", isso pode implicar um abandonar-navio por parte do parceiro. Faz muito sentido. Não é tão simples assim, mas a parte complexa em que se discute que o amor não é o motivo, mas o efeito, é demais para mim. Alguém deve ter escrito a respeito. Pesquisarei depois. Isso, na minha opinião, só prova que a maioria prefere o caminho mais curto. Se eu sou grudenta e ela te mima e dá ares de liberdade, você vai me largar pra ficar com ela? 
   FAÇA-ME O FAVOR!
   É mais fácil, mais lógico e compensador em termos punitivos eu simplesmente buscar uma pessoa mais compreensiva e menos propensa a traição. Sim, porque existem pessoas assim. EU sou assim! Por que seria a única? Conheço possessivos e como os entendo plenamente, não me incomodo nem um pouco com a atenção e com o "grude". Até gosto. [Espero que essa postagem não seja usada contra mim no futuro HAHAHA]. E não sou nem um pouco propensa à trair, porque né? Não tenho nem UM pra chamar de meu, quanto mais dois. 
   Sou sim a favor dos ciúmes e da possessão demoníaca  possessividade. Nesse Dia dos Namorados, lembre-se de mandar aquele abraço para a pessoa louca maníaca por controle que você ama (ou que te ama!).

PS: Se você não conhece meu devaneio do ano passado, clica aqui (Dia dos Namorados I - Tônus Muscular)!

2 comentários:

Anônimo disse...

vc sabe oq ele realmente sente em relação a vc?

Hachiko disse...

quem? '-'

Postar um comentário

 

Casa da Hachi Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review